Programa Extensão doclisboa 2010 em Leiria
25 > 27 Outubro
Teatro José Lúcio da Silva | Teatro Miguel Franco | Leiria
Organizado pela Apordoc na segunda metade de Outubro, o doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, incluindo a retrospectiva de um autor internacionalmente aclamado. Pela segunda vez em Leiria, o doclisboa promete revelar uma nova consciência da enorme riqueza, diversidade e potencialidades do documentário.
Teatro José Lúcio da Silva
25 de Outubro | Segunda | 21h 30
CRUZEIRO SEIXAS – O VÍCIO DA LIBERDADDE
Ricardo Espírito Santo
PORTUGAL, 2010, 55’

ANTESTREIA
Artur Cruzeiro Seixas é uma das mais importantes figuras do movimento surrealista português. É autor de uma obra singular que inclui o desenho, a pintura, os objectos e a poesia. Polémico, irreverente, Cruzeiro Seixas, aos 89 anos, elege a liberdade como valor supremo.
Teatro José Lúcio da Silva
26 de Outubro | Terça | 21h 30
DOCUMENTO BOXE
Miguel Clara Vasconcelos
PORTUGAL, 2005, 53’
COMBATE ÀS ESCURAS
Miguel Clara Vasconcelos
PORTUGAL, 2010, 41’

ANTESTREIA
Em “Documento Boxe” temos 5 situações que influenciam directamente a carreira do pugilista profissional Jorge Pina. Conhecemos Mário, um pugilista amador, Casteli, o presidente da associação de boxe, Vítor, o treinador, o próprio Jorge Pina e Magalhães, o “manager”. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, os treinos, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate pouco honesto. 5 anos depois de “Documento Boxe”, que retrata o universo dos combatentes de boxe em Lisboa, Miguel Clara Vasconcelos volta em “Combate às Escuras”a filmar a sua personagem principal. Jorge Pina, pugilista profissional, deixou de poder combater.
Teatro Miguel Franco
27 de Outubro | Quarta | 18h 30
PARTO
António Borges Correia
PORTUGAL, 2010, 82’

COMPETIÇÃO NACIONAL
Num vale remoto da serra da Peneda há um homem que morreu. Partiu. É preciso ir buscá-lo para lhe dar o funeral. O agente funerário Olegário, acompanhado por Raul e Carlos, montam a urna numa pick-up e seguem serra acima. Vai ser um serviço para uma longa jornada.
Teatro Miguel Franco
27 de Outubro | Quarta | 21h 30
FILMES PREMIADOS
COMO AS SERRAS CRESCEM
Maria João Soares
PORTUGAL, 2010, 28’

PRÉMIO MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESA
Em cada ano a salina é preparada para receber as suas serras. A água, a lama, o vento, o sol e o homem são os elementos que conduzem ao novo sal.
LI KÉ TERRA
Filipa Reis, João Miller Guerra e Nuno Baptista
PORTUGAL, 2010, 65’

PRÉMIO MELHOR LONGA-METRAGEM PORTUGUESA
Miguel e Ruben são descendentes de imigrantes cabo-verdianos. Nasceram em Portugal, mas não têm nacionalidade. São dois jovens divididos entre a vontade de conseguirem documentos portugueses e as dificuldades quotidianas. O futuro é um território de sonhos e incógnitas, pelo qual lutam diariamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário