terça-feira, 5 de abril de 2011

Intermedia

Genealogia imperfeita das artes do século XX


Cruzamentos genéticos

Quando o cinema transita da sala de espectáculos para uma sala de museu, já não lhe chamamos cinema, mas outra coisa: video-instalação, multimedia, expanded cinema... Mas se o ecrã de vídeo cresce à dimensão de uma parede de sala e nos encosta à parede em frente, como se estivéssemos nós mesmos no interior de um contentor-televisão, isso já é cinema. No entanto, a ausência de cadeiras, ou o seu número escasso, indica uma relação subjectiva diferente. Esta forma de cinema não convida à contemplação, mas ao trânsito. 

Grau Zero

Segunda visita a Pedro Costa e ao seu mundo “Fora!” (Serralves, 2005-06)

O movimento contrário

O trabalho de Filipa César (vinda da escola de belas-artes) provém de um tronco das artes plásticas dominante nos últimos anos e que, simplificando, consistiu em largar os pincéis e pegar no vídeo. Essa tradição, que já vem dos conceptuais dos anos 60 e 70, atravessa os anos 80 discretamente e explode nos anos 90 e 2000 numa pesquisa múltipla da expressão videoplástica e por uma interrogação permanente dos seus códigos e experiências, através de uma apreensão fenomenológica do medium-video e das suas realidades difusas e ideologias confusas. 

Cinema expandido

'Expanded cinema' was a term used to describe films presented on many screens simultaneously. Its aim was to make visible aspects of the medium normally employed 'transparently'. It demanded that the spectator reflect on the means of image-making.
in http://www.tate.org.uk/britain/artistsfilm/programme2/expandedcinema.htm

Simulacro

Five (2004), filme de Kiarostami, 75 minutos.

Nam June Paik

Nam June Paik–composer, performer, and video artist–played a pivotal role in introducing artists and audiences to the possibilities of using video for artistic expression. His works explore the ways in which performance, music, video images, and the sculptural form of objects can be used in various combinations to question our accepted notions of the nature of television.

http://www.paikstudios.com/ 

TV Buddha (1974) Closed Circuit video installation with bronze sculpture
Electronic Superhighway: Continental US (1995). Forty seven channel and closed circuit video installation with 313 monitors, neon, and steel structure; color, sound, approx. 15x32x4 feet.

Gary Hill
Gary Hill is one of the most important contemporary artists investigating the relationships between words and electronic images — an inquiry that has dominated the video art of the past decade. Originally trained as a sculptor, Hill began working in video in 1973 and has produced a major body of single-channel videotapes and video installations that includes some of the most significant works in the field of video art. His first tapes explored formal properties of the emerging medium, particularly through integral conjunctions of electronic visual and audio elements.http://www.ubu.com/film/hill.html

Site/Recite, 1989, 4:05 min, color, sound
http://www.ubu.com/film/hill_site.html

http://garyhill.com/left/work/media-installation

Christo and Jeanne-Claude

http://christojeanneclaude.net/early.shtml

http://christojeanneclaude.net/wrw.shtml

http://christojeanneclaude.net/si.shtml

João Ricardo Oliveira


http://www.lixoluxo.com/

 

Oskar Schlemmer

http://tkeensdee.blogspot.com/2009/11/oskar-schlemmer.html

Joseph Beuys


 
 Wolf Vostell
http://www.museovostell.org/

 



Ernesto de Sousa
http://www.ernestodesousa.com/?p=94 
http://www.ernestodesousa.com/?p=95 

Alberto Pimenta



Dan Graham
 
A instalação Present Continuous Past(s) (1974) consiste numa sala com 2 paredes espelhadas e uma parede com uma câmera de vigilância onde também se encontra um monitor que exibe a imagem capturada pela câmera com um delay de oito segundos. (V«http://dispositivodevisibilidade.blogspot.com/2009/08/dan-graham-present-continuous-pasts.html)



Fernando Galrito e Stephen Jurgens

.txt interactive digital performance from ponto txt on Vimeo.

http://www.dgartes.pt/news_details.php?month=11&year=1935&newsID=23974&lang=pt


Miguel Palma

http://www.miguel-palma.com/

http://www.culturgest.pt/docs/miguel_palma.pdf

http://www.facebook.com/album.php?fbid=1175295759996&id=1756147434&aid=19020

http://www.miguel-palma.com/

 

Ana Hatherly